sábado, junho 11, 2011

Aula de campo no Parque Ecológico Cotia Pará - Cubatão, SP - 18 de junho de 2011

1. Informações gerais
Licenciandos de Ciências Biológicas e professores do IFSP - campus São Roque - visitarão o Parque Ecológico Cotia Pará (PECP), em Cubatão (SP) para vivenciar diferentes ambientes do bioma atlântico, entre os quais a transição restinga-manguezal e áreas remanescentes de mata atlântica de encosta.
Para a aula de campo, é necessário que TODOS os participantes atentem para o seguinte:

- Levar uma muda de roupa, principalmente calça e sapato ou tênis. A trilha a ser percorrida possui áreas alagadas e com lama. Além do mais, as calças são preferíveis aos shorts ou similares para evitar cortes acidentais (em arbustos espinhosos, por exemplo);
- Boné ou chapéu;
- Repelente (o local possui diversas espécies de mosquitos, entre eles um bem inconveniente, o mosquito-pólvora);
- Protetor solar;
- Água em bastante quantidade;
- Frutas, barras de cereais, salgadinhos, sanduíches e demais reservas de alimento;
- Opcionais: máquina fotográfica ou filmadora.


Somente para os alunos de LCB-2N:
Os materiais listados a seguir são destinados às equipes 1 a 6. O número entre [colchetes] refere-se à prensa que ficará sob responsabilidade da equipe:

Equipe 1: Camila, Roseli e Rosana [1]
Equipe 2: Davi, Mauro, Fabiano e Euclides [2]
Equipe 3: Eddy, Natalia, Diego e Debora [3]
Equipe 4: Giovani, Ivan, Guilherme e Mayara [4]
Equipe 5: Ramieri, Giovana e Eliane (Darlyne?) [5]
Equipe 6: Marcia e Maria [6]

Materiais por equipe:

- Tesoura de poda ou tesoura grande;
- Fita crepe;
- Prancheta ou caderno para anotações em campo;
- Frascos de vidro ou de plástico com tampa de boa vedação (vários tamanhos);
- Jornal velho, cortado no tamanho da prensa.




Após desidratação do material vegetal na estufa, cada equipe também ficará responsável pela preparação das exsicatas (montagem e etiquetagem). Esta etapa pós-visita será supervisionada pelo Ramieri.

Alunos de LCB-1V e LCB-1N: Devem conversar diretamente com a prof. Gloria e com o Prof. Marcio para orientações durante a aula de campo (incluindo, também, a parte referente ao ambiente de praia e de costão rochoso).

O mapa abaixo mostra a localização do parque:





2. Flora de manguezal
Conhecer um pouco das principais espécies endêmicas de manguezal é uma maneira de preparar mais adequadamente a aula de campo. Os links a seguir podem oferecer algumas informações pertinentes: www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/mangue/vegetacao/vegetacao.htm
www.megaupload.com/?d=Q40DNO1G

3. Atividades recentes realizadas no PECP - Parque ecológico oferece visitas monitoradas
O que acontece com a sacola plástica descartável depois que deixa o supermercado repleta de compras? Geralmente reutilizada como saco de lixo, é descartada repleta de detritos em alguma calçada, à espera do caminhão de coleta. Mas a trajetória não termina aí, como mostra o curta-metragem Vida de Saco. O filme, de 3 minutos de duração, foi apresentado para um grupo de alunos da Unidade Municipal de Educação Mario de Oliveira Moreira, em visita ao Parque Ecológico Cotia-Pará, na manhã de 06 de junho de 2011. Carregado pela chuva, o saco de detritos desliza pelo meio-fio até ganhar as galerias de águas pluviais que desaguam em córregos e rios. Durante a jornada, colabora para aumentar a poluição das águas, boiando ao lado de todo tipo de detrito lançado indiscriminadamente na natureza. Ao final, já no manguezal, berço de inúmeras espécies, parte do plástico acaba devorado por um peixe. “Todo mundo fala sobre preservação ambiental, mas quem coloca em prática nas coisas simples que fazemos?”, questiona o garoto Lemuel Ferreira dos Santos, de 12 anos, um dos 10 alunos da 8ª série que, este ano, trabalha em sala de aula o eixo temático Espaço, Meio Ambiente e Sustentabilidade. “Todos podem colaborar. Até mesmo os alunos, não fazendo mais bolinhas de papel para jogar nos amigos”. Produzido pela Querô Filmes, de Santos, o filme, doado ao Núcleo de Educação Ambiental de Cubatão (NEA), estimulou o debate com os monitores ambientais e as professoras Luciana Avelino Ramos e Laura Muiños Torneiros. “O debate leva à reflexão. Esses momentos fora da sala de aula motivam os alunos, incentivando-os na adoção de ações de preservação ambiental”, comentou Laura, professora de Ciências na escola localizada no Vale Verde. Além do debate estimulado pelo filme dirigido por Jair Correia, os alunos participaram de visita monitorada ao zoológico e tiveram a oportunidade de observar a serpente píton, que estava fora de sua toca para tomar banho de sol. O Parque Ecológico Cotia-Pará fica nas margens da Rodovia Anchieta, no bairro Vila Natal. Visitas monitoras para grupos de estudantes de escolas públicas ou privadas podem ser agendadas pelo telefone 3372-2342, com a professora Nancy Canelas, ou por e-mail:
neacotiapara@yahoo.com. Não há cobrança de taxas. Já o filme, que demonstra os estragos causados pelo descarte indiscriminado de sacos plásticos na natureza, pode ser visto pela internet, no site www.youtube.com/watch?v=ag0lIhR7HoA ou clicando abaixo:

Nenhum comentário: